Controle e prevenção de perdas nas organizações de saúde

Controle e prevenção de perdas nas organizações de saúde são necessidades reais e que evitam prejuízos milionários. Saiba como diversos hospitais, clínicas, operadoras de saúde e laboratórios fazem esse controle e evitam prejuízos de todos os tipos em seu negócio. 

Medidas que evitam ou minimizam perdas na área da saúde, previnem não só problemas de ordem financeira, material  de recursos humanos. Mas até mesmo de riscos sobre vidas humanas. 

Controle e prevenção de perdas nas organizações de saúde
Controle e prevenção de perdas nas organizações de saúde

Todo gestor e administrador de instituições de saúde está bastante familiarizado com os termos “controle de perdas” ou “prevenção de perdas”. Estes conceitos envolvem estratégias fundamentais para hospitais, clínicas, operadoras de saúde e laboratórios de diferentes portes prevenirem, combaterem e eliminarem potenciais perdas.

A prevenção de perdas faz aumentar as garantias, a partir de algumas tecnologias, para a proteção do patrimônio da organização, evitando ou minimizando drasticamente furtos, extravios, desperdícios, avarias, roubos, expiração de prazos e fraudes que ocorrem nas organizações de saúde. 

Os gestores já sabem que quanto mais tempo demora para identificar as causas das perdas, maior será o seu prejuízo. Portanto vale a pena conhecer as melhorias para aperfeiçoar o desempenho do seu negócio.

O que preocupa administradores no controle e prevenção de perdas nas organizações de saúde?

Primeiramente, o eficaz controle e prevenção de perdas possibilita que você mude de foco, para agir diretamente na causa do problema e não ficar resolvendo as consequências diárias, ganhando produtividade e qualidade de serviços.

O risco operacional está presente em todos os processos internos de todas as instituições e pode ser decorrente de falhas operacionais em qualquer etapa dos seus processos. Sejam estas de caráter humano, tecnológico ou em gestão de negócios.

Por isso a importância de uma plataforma que possa monitorar bancos, e outras organizações, nestas 3 esferas com máxima eficiência e interligando dados.

Os riscos e perdas causam problemas que incluem fatores tecnológicos (falhas, invasões, indisponibilidades de sistema, etc), pessoas (vandalismo, fraude, incompetência, erros humanos em atendimentos, etc), processos de negócios (precificação  inadequada, acesso não autorizado a serviços, sistema fraco de monitoração de procedimentos padrão, gestão ineficiente de contratos, falhas relativas a estoque, etc). 

Essas causas de perdas podem acarretar, além dos imensos prejuízos financeiros, outros problemas secundários. Por exemplo, alto “turnover” de equipes, atrasos de infraestrutura, perda ou enfraquecimento de reputação, multas, ações judiciais cíveis ou trabalhistas, perdas de clientes, perda de investimento e outros problemas.

A Cartilha da Saúde Suplementar

Tecnologias de controle e prevenção de perdas nas organizações de saúde
Tecnologias de controle e prevenção de perdas nas organizações de saúde

Segundo Cartilha desenvolvida pelo IESS (Instituto de Estudos na Saúde Suplementar), somente no contexto da saúde suplementar, as fraudes e perdas causam, de um lado, danos à saúde dos pacientes, e de outro, imenso prejuízo gerado aos sistemas e os agentes do setor, seja o Estado, fornecedores, prestadores de serviços e operadoras de planos de saúde. 

Do ponto de vista econômico, o prejuízo alcançou quase R$28 bilhões de reais para cobrir custos de procedimentos médicos desnecessários e fraudes em contas hospitalares (em 2017), de acordo com dados levantados pelo IESS, representando 19,1% do faturamento anual. 

O principal motivo desses altos números em perdas, a maior parte fraudes, é a ausência de mecanismos efetivos de controle, transparência e prevenção de perdas. Como consequência, os custos dos procedimentos médicos acabaram gerando gastos cerca de um terço maior do que deveriam, impactando nos valores  finais de serviços, qualidade dos serviços, saúde de pacientes e na inflação médica. 

Além disso, e mais importante, além de problemas de ordem financeira, o material  de recursos humanos deve-se evitar riscos sobre vidas humanas, solucionando da melhor forma perdas relacionadas à segurança e o atendimento eficaz e de qualidade para os pacientes envolvidos. 

Como organizações de saúde minimizam e resolvem perdas

Primeiramente, é necessário providenciar uma visão 360° do negócio. Assim é possível ser ágil no controle e prevenção de perdas nas organizações de saúde, evitando consequências diárias que tomam tempo e levam boa parte dos lucros embora. 

Combater as falhas que ocasionam as perdas, obviamente demanda controle diretamente sobre problemas como desperdício, procedimentos mal executados ou fraude, reduzindo gastos e assim refletindo nos rendimentos e lucros.

Comece a reduzir perdas pela gestão, lideranças e colaboradores. A má gestão pode causar cerca de 14% das perdas. Os impactos negativos da má liderança, geralmente ocorrem por:

  • Erros administrativos que acabam gerando desperdício, facilitando fraudes e furtos;
  • Erros ao definir fluxos nos processos operacionais;
  • Indicadores mal estabelecidos, por falta de informação dos sistemas e tarefas em determinados setores da sua instituição.

Com o Assurance Insight, o sistema de mapeamento da Synapsystem, é possível ter uma visão clara de onde estão os maiores focos de perdas que prejudicam o andamento de atendimentos, contratos, serviços, e da gestão do seu negócio.  Chamamos isso de solução de Gestão de Indicadores e Processos

Outra vantagem deste sistema é que ele é capaz de analisar também dados relativos a não conformidades, desperdícios, extravios, fraudes, avarias, roubos, furtos, incapacidades humanas, expiração de prazos de insumos.

A partir de diagnósticos precisos de procedimentos, nossa plataforma analisa seus sistemas atuais e dá aos administradores visão 360° durante 7 dias da semana, possibilitando o planejamento eficiente de controle e prevenção de perdas. Isso traz diversas vantagens aos nossos clientes na área da saúde.

Boa práticas para colaboradores no combate de perdas

Controle e prevenção de perdas em clínicas e laboratórios clínicos
Controle e prevenção de perdas em clínicas e laboratórios clínicos

Em grande parte, controlar e prevenir perdas depende do comportamento de seus colaboradores. Por isso, por meio da cultura de prevenção de perdas, as boas práticas devem ser conhecidas de todos. Os treinamentos constantes, quando são baseados em análise de dados seguros e reais são bastante eficazes.

Para tanto é necessário primeiramente conhecer bem seus sistemas e fluxos de trabalho. Depois deve haver um modo eficiente de monitoração e, por fim, seria indicado que a política de RH (sempre baseada em dados seguros e personalizados para a empresa) informe aos colaboradores que a organização:

  • espera que os funcionários denunciem quaisquer atividades suspeitas que possam parecer desonestidade, desperdício ou fraude;
  • espera que as lideranças, conforme apropriado, reconheçam e detectem perdas, má intenção ou fraudes em sua esfera de influência;
  • espera que os funcionários sigam os procedimentos e tarefas necessários para evitar perdas;
  • possui sistemas de controle e monitoramento de perdas intencionais, inclusive com punição cabível nas leis, quando necessário.

Além disso, investigue todos os casos de perdas principalmente para evitar reincidência, atacando as causas. 

Conclusão

Agora que você já tem mais claro o que é e como combater perdas na área da saúde, controlando e prevenindo seus diversos tipos, basta verificar quanto desses conhecimentos estão de fato sendo colocados em prática no seu hospital, clínica, operadora ou laboratório.

É fundamental ter um bom sistema de monitoramento dos processos, inteligência para detecção de falhas, uma boa auditoria interna para chegar a um resultado real na redução de perdas. Portanto, tecnologia para esse tipo de acompanhamento na sua empresa, por conta da complexidade de monitoramento, pode ser a peça que falta.

Capa synapsystem
Controle e prevenção de perdas nas organizações de saúde

Com o Assurance Insight nosso sistema se integra a quaisquer outros sistemas sem necessidade de alterá-los, para identificar rapidamente e mitigar riscos e perdas diversos em operações, cadeias de suprimentos, qualidade de serviços, atuação de colaboradores, reputação organizacional e processos de negócios. 

Atendemos com eficácia instituições de saúde reconhecidas nacionalmente. E essa é a expertise da Synapsystem.

Você pode solicitar uma demonstração sem compromisso, venha conversar conosco!

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